Gestor de Pessoas com autoconhecimento
- Miriam Mutsumi Nishiyama

- 19 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Sim sim sim, este título pode ser "batido", mas acredito muito nele!
Trabalhei por anos em corporações e fui gestora de equipes. Hoje percebo que os trabalhos de autoconhecimento que fazia me ajudavam (e muito!) como gestora. Na época, nem me dava conta disso, mas hoje, olhando para trás, vejo que tinha uma importância enorme! O que eram estes trabalhos, compartilho em um outro post ;)
Não quer dizer que não há "erros" (chamo de aprendizados - oportunidade para um próximo post), mas o trabalho de autoconhecimento permite você dar conta de si e dar a oportunidade de crescer cada vez mais (e por isso, desenvolvimento pessoal).
No momento em que você passa a se conhecer mais, por exemplo, fica mais fácil de identificar quando está saindo do eixo; é admitirmos, reconhecermos os nossos pontos fortes e fracos! É entender que temos estilos e preferências, que são distintos de outros e como fazer melhor uso de tudo isto. E tantos outros aspectos...
Quer um exemplo prático? Todos temos um dia ruim... pode ser uma preocupação por motivos externos, pode ser um cansaço físico ou energético. Se estivermos um pouco mais atentos a isto, poderemos minimamente estar perceptivos a nossas reações, tentar evitar situações extremas ou "estourar" em alguém. Diante dessa consciência poderia fazer algo para melhorar o desconforto? Será que daria para compensar alguns minutos a mais em um almoço mais agradável? Será que poderia trabalhar home office (se for política da sua empresa)? Será que posso caminhar no parque no final do dia? Parar e respirar conscientemente? Enfim, o que te faria voltar ao eixo?
Eu, por exemplo, tive situações que queria sair correndo de tão nervosa. Quando percebia que este tipo de sentimento estava latente, saía para caminhar alguns minutos para poder me recompor. Eram minutos preciosíssimos antes de retornar, por exemplo, para a minha mesa. Se voltasse naquele sentimento, energia negativa, poderia eventualmente "estourar" com um dos colaboradores.
Enfim, poderia ter iniciado com reflexões como propósito, visão, etc, mas vejo que pequenas coisas já podem fazer diferença. E ser gestor de pessoas, um líder de equipe, como o próprio nome diz, é trabalhar com pessoas e isto se materializa no dia-a-dia, pouco a pouco, trilhando uma jornada.






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